Elimine atrasos em seus embarques, reduza custos e obtenha uma vantagem competitiva com a Certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA). Com a consultoria e auditoria em Certificação OEA do Grupo OPorto Forte, você pode maximizar os lucros da sua empresa sem medo de atrasar sua produção!
O Operador Econômico Autorizado é um parceiro estratégico da Receita Federal que, após preencher os requisitos e critérios do Programa OEA, será certificado como um operador de baixo risco e confiável, e obterá benefícios exclusivos oferecidos pela Aduana.
A Certificação OEA permite uma série de vantagens no processo aduaneiro sob aqueles que não possuem a certificação, com grande destaque está a maior agilidade e previsibilidade nos fluxos de comércio internacional.
Elimine custos excessivos com aluguéis de containers e custos operacionais por atraso nos processos aduaneiros.
Diga adeus a longas filas para liberar sua carga. Ganhe 28x mais agilidade sendo um OEA, e saia na frente da sua concorrência.
Tenha um canal direto com a Receita Federal para resolver problemas rapidamente.
Possua tratamento prioritário nos recintos aduaneiros, dispense documentações já cumpridas e ganhe facilidade nos processos.
Ponto de partida para uma certificação eficiente, nesta etapa ocorre a análise da estrutura organizacional da empresa, entendendo como ela funciona e quais serão as necessidades para o desenvolvimento e realização da certificação OEA.
Toda operação possui riscos, mas hoje um dos fatores principais de avaliação do OEA é a gestão de Risco total da empresa, carga e operação! A gestão de risco é considerada o maior critério de idoneidade das empresas avaliadas pela Receita Federal do Brasil.
Os consultores do Grupo OPorto Forte elaboram um estudo através dos dados coletados e documentação solicitada e analisada, é neste ponto que conseguimos dimensionar os prazos, dificuldades, desafios, obstáculos e por fim como resolver essas questões.
Nesta etapa realizamos reuniões com o porta-voz da empresa contratante para alinhar os processos e procedimentos. Atuação direta organizacional, operacional, administrativa e financeira. A gestão da empresa em adequação ao OEA visa as alterações necessárias para o cumprimento de todos os requisitos obrigatórios e recomendados pela Receita Federal do Brasil.
O Programa do OEA exige uma mudança na cultura da empresa, os requisitos apresentados nas áreas que demandam a cadeia logística acarretam uma gestão de risco elaborada e o comprometimento de cada colaborador sendo responsável por cada um de seus setores. O Grupo OPorto Forte não abre mão de ministrar os treinamentos devidos por cada área e setor envolvidos na empresa. Este treinamento é acessado pela Academia Digital do Grupo OPorto Forte.
Todo processo da certificação precisa ser documentado e evidenciado, por esse motivo emitimos um relatório prévio ao QAA (Questionário de Autoavaliação) para que a empresa consiga enxergar os pontos que não apresentam conformidade e/ou segurança em seu processo logístico seja ele de: Importação-Exportação, Transporte, Armazenamento e gerenciamento de carga.
Reta final do processo, transformação do relatório em ensaio para solicitação do SISCOMEX, plataforma da Receita Federal do Brasil onde se solicita a certificação OEA, deve-se seguir o padrão da Receita Federal do Brasil e SISCOMEX tanto textual como em arquivos que são upados para a plataforma do SISCOMEX.
O Grupo OPorto Forte se faz presente no local, dia e hora marcados para a auditoria da Receita Federal do Brasil, para garantirmos tudo o que é pontuado pela Receita Federal do Brasil e ajustável em caráter de concessão. Lembrando que o Grupo OPorto Forte dá uma continuidade pós auditoria para realizar as alterações e orientações da Receita Federal do Brasil.
A Conclusão do processo é o certificado emitido pela Receita Federal do Brasil, assim que sair no diário oficial da Receita Federal, podemos realizar a divulgação da marca, e obter todos os benefícios que acompanham a certificação.
"Fomos a 1ª empresa no Norte e Nordeste com Certificação OEA! A Receita Federal quer uma parceria, a fim de poder confiar nas empresas que obtêm este certificado. Não é uma questão de auditoria e controle, mas de parceria e confiança! Obtendo a Certificação OEA!"
Marcelo Lima | Gerente Operacional na Baterias Moura